Você sabia que circular com um veículo que tenha pneu careca pode gerar infração? Além de complicações com as leis de trânsito, a utilização de tal componente pode causar acidentes graves. Por isso, é extremamente necessário que os motoristas tenham consciência sobre o assunto e saibam qual é a hora certa de trocar seus pneus.

Para esclarecer se o pneu careca é uma ameaça no trânsito, preparamos este artigo com diversas informações. Leia mais, a seguir.

Quais os riscos de rodar com pneu careca?

Acidentes

 

 

pneu careca é aquele que sofreu desgaste durante a sua vida útil. Em resumo, podemos simplificar dizendo que os sulcos da banda de rodagem perderam sua profundidade. Ou seja, o espaço entre a parte inferior e superior dos sulcos diminuiu e gastou a borracha até um ponto que não é recomendado para circulação. Pneus mal calibrados, por exemplo, duram menos e podem tornar-se carecas.

Como a finalidade dos pneus é fornecer atrito com o solo, um desgaste provoca insegurança na condução do veículo. Por exemplo, um carro com pneu careca é mais propício a derrapar nas curvas por conta da sua falta de aderência com a superfície. Isso causa muitos acidentes, inclusive em situações graves.

Instabilidade

 

A direção de veículos com pneus carecas é amplamente afetada, provocando certa instabilidade. A perda de controle do automóvel em alta velocidade pode causar trepidações e barulhos nas rodas. Em casos mais sérios, o pneu pode estourar por conta da sua fragilidade.

 

Aquaplanagem

 

 

Os sulcos dos pneus são responsáveis por garantir as boas condições de direção sobre o piso molhado e em condições de chuva. Em casos de pneu careca, que não possui a profundidade necessária nos sulcos, a água não é expelida. Dessa forma, forma-se uma fina camada de água entre os pneus e o solo. Esse fenômeno chama-se aquaplanagem. Assim, os pneus perdem contato com o solo e passam a deslizar descontroladamente em trechos planos. Isso faz com que o motorista perca o controle do veículo, aumentando o risco de acidentes graves nas pistas.

Uma dica: caso a aquaplanagem ocorra, nunca tente frear ou virar o volante. Nessas situações, o recomendado é desacelerar e manter o automóvel em linha reta para recuperar o controle da direção.

Infração

 

 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê infração de trânsito para “quem conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança”. A prática representa infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os pneus devem ter sulcos com profundidade mínima de 1,6 milímetro. Caso contrário, é considerado um pneu careca e está passível de multa. Se a banda de rodagem também estiver completamente lisa, o motorista também será multado.