dúvidas frequêntes
Tire suas dúvidas, e conheça mais sobre a proteção veicular.
Você sabe como funciona a proteção veicular?
Com o aumento do número de automóveis circulando pelas cidades e o alto índice de acidentes de trânsito, além dos roubos e furtos, os motoristas acabam recorrendo a algum tipo de proteção para seus veículos.
Hoje em dia é quase impossível contar apenas com a sorte, pois isso pode custar muito caro, caso venha a ser assaltado ou esteja envolvido em algum acidente.
A proteção veicular é uma das opções recentes que já ganhou muita credibilidade no mercado pelo seu custo benefício mais vantajoso e pela qualidade dos serviços oferecidos.
Trata-se de um modelo onde é possível ter total segurança, cobertura e serviços por um valor mais justo e ainda contar com um atendimento diferenciado.
Entenda um pouco mais sobre a proteção veicular neste artigo que preparamos para você!
O que é e como funciona a Proteção Veicular?
A proteção veicular é uma cobertura que funciona através de um rateio, em que os associados dividem entre si os custos mensais dos eventos ocorridos (roubos, furtos, colisões, enchentes, entre outros).
Dessa maneira, o problema pode ser resolvido de forma mais rápida e sem tanta burocracia e o valor é, na maioria das vezes, inferior ao de um seguro convencional.
Ela é administrada por uma associação e o número de associados pode influenciar no custo mensal.
Não podemos afirmar que quanto maior o número de associados menor o custo para cada associado. Esta gestão envolve outras variáveis como o número de eventos ocorridos naquele exato mês.
Entretanto, este modelo de associação implanta uma gestão que permite firmar uma taxa muito vantajosa de proteção veicular e garantir um excelente serviço. Sem pecar em nenhum aspecto ao fornecido pelos seguros tradicionais.
Claro, que a qualidade destes serviços depende de qual associação você contratou.
Você tem total segurança sobre o serviço contratado e pode contar com o know how de uma empresa pioneiro no mercado, amparada por uma gestão comprometida no atendimento dos seus associados.
A estrutura e o porte da associação, bem como a quantidade de associados e a dedicação integral de profissionais qualificados garante o baixo custo mensal em comparação aos seguros convencionais.
Principais diferenças entre Proteção Veicular x Seguro Tradicional
Apesar de até parecerem semelhantes, a proteção veicular e o seguro tradicional são bem diferentes.
Listamos abaixo as características de cada uma para você poder entender um pouco mais sobre elas.
Características | Proteção Veicular | Seguro Tradicional |
Funcionamento | Proteção veicular oferecida e gerenciada através de uma associação. | Oferecido por empresas seguradoras de veículos. |
Apólice | Ausência de apólice, mas há um contrato de responsabilidade mútuo. | A seguradora é responsável pelo risco assumido na apólice firmada |
Prêmio (valor pago) | Determinado principalmente pela tabela Fipe. | Estipulado por vários fatores como: características do automóvel, motoristas adicionais e locais que frequenta. |
Forma de pagamento | Cota mensal paga por todos os associados e gerenciada pela própria associação para garantir o menor custo e cobertura de serviços. | A seguradora cobra uma única cota, que pode ser parcelada. |
Principais vantagens e benefícios da Proteção Veicular
No que diz respeito às vantagens da proteção veicular, a que pode ser a maior delas, é que devido ao serviço ser ofertado por uma associação, há uma flexibilidade maior de gestão das mensalidades pagas pelos associados.
Com isto, a proteção veicular oferece um custo mais acessível sem pecar na segurança ou qualidade se comparado aos seguros tradicionais.
Outros benefícios e vantagens da proteção veicular são:
- Não possui burocracia desnecessária nas negociações e nem na restituição, típico dos seguros tradicionais, caso tenha se envolvido em algum acidente de trânsito ou então o carro tenha sido roubado.
- Assistência 24 horas seja ela para um socorro mecânico ou técnico, chaveiro, reboque, troca de pneus, retirada de veículo do buraco e motorista substituto .
- Descontos para quem deseja realizar o rastreamento ou monitoramento do veículo, para saber onde ele está, quantos quilômetros percorreu e qual a velocidade média.
- Descontos em alguns estabelecimentos como farmácias, postos de combustível, mecânicas, entre outros.
- Proteção contra terceiros, devido à parceria da associação com empresas do ramo, com custo reduzido.
Estas vantagens podem variar de acordo com cada associação que está oferecendo a proteção veicular.
Associações de proteção veicular: o que são e como surgiram?
Assim como as associações, as cooperativas trabalham com uma taxa de adesão, um preço de administração mensal e, quando houver algum roubo ou acidente, o associado paga o “rateio” para custear esse evento.
Essa modalidade surgiu em Betim, Minas Gerais, há mais de 15 anos, e estima-se que há no Brasil mais de 500 associações com dois milhões de cooperados.
A primeira cooperativa de proteção veicular nasceu da necessidade de caminhoneiros, que não podiam pagar o seguro.
Os consumidores que buscam as cooperativas ou associações são atraídos pelo baixo preço, estabelecido somente pelo valor do carro na tabela Fipe, pelo fato de elas não exigirem análise de perfil.
As associações de proteção veicular estão em conformidade com a lei?
A proteção veicular é um serviço legal, baseado na Constituição Federal e no Código Civil.
Podemos dizer que as associações são cooperativas de pessoas com interesse mútuo. Elas estão previstas na Constituição Federal e, por isso, são consideradas alternativas para quem deseja manter o veículo protegido, porém com menores gastos.
O enunciado nº 185 da III Jornada de Direito Civil, realizado pelo Conselho Nacional da Justiça Federal, no ano de 2005, diz que nas associações, o contrato de ajuda mútua é plurilateral e auto-organizativo, dividindo os custos e os benefícios exclusivamente entre os associados, através de um rateio. Sua diferenciação do seguro convencional e da previdência privada é a autogestão.
Como a proteção veicular é oferecida por uma associação e cumpre um modelo de economia colaborativa, ela então utiliza a taxa administrativa mensal do participante para cumprir com as obrigações determinadas pelo regulamento, além da manutenção de sua estrutura.
É seguro contratar a Proteção Veicular?
Assim como todo o tipo de serviço oferecido, ao contratar uma proteção veicular certifique-se de que a associação possui experiência, idoneidade e uma carteira consistente de associados. O motorista deve buscar uma entidade renomada para evitar cair em armadilhas.